Cases de Sucesso

Experiências gratificantes, resultados relevantes.

GPA
POSITIVO
AMBEV
JMALUCELLI
FMCSV
VLI
CARREFOUR
CAEDU

GRUPO GPA - PÃO DE AÇÚCAR, EXTRA, ASSAI, CNOVA, VIA VAREJO

CENÁRIO

Atender o maior empregador do Brasil e um dos maiores grupos de varejo do mundo, com mais de 200.000 colaboradores em todos os níveis hierárquicos, em um ambiente que oportunize a gestão de pessoas das diversas empresas, suporte o forte intercâmbio de colaboradores e o turn over acelerado comum ao segmento, foi nosso desafio.

SOLUÇÃO

A robusta estrutura EFFICIENT garante estabilidade e disponibilidade para alto fluxo de usuários e processos simultâneos nos picos dos ciclos, a engenharia da solução baseada em ambientes centralizados o que proporciona a gestão e o intercâmbio entre empresas do mesmo grupo.  

A EFFICIENT concentra todas as informações necessárias para diversas ações de redução de turn over, como: concessão de bolsas de estudo, movimentações e sucessão empresarial, planos de investimento em treinamento e desenvolvimento, entre outras.

Resultado

Além de cumprir com as exigências estruturais e de processos GPA, proporcionamos a estruturação, gestão e democratização entre os colaboradores de regras bem definidas e fáceis de acompanhar para a obtenção de benefícios e prêmios, e conquista de promoções ou movimentações, que somadas a outras ações também gerenciadas pelo sistema resultaram numa sensível redução de turn over e aumento da satisfação, ainda disponibilizamos um ambiente altamente amigável e intuitivo para os usuários, um plus do projeto que impulsionou a adesão.

Independência por Unidade de Negócio!

CENÁRIO

No GRUPO POSITIVO, atendemos através de uma única plataforma várias empresas, de segmentos e cultura distintos.

SOLUÇÃO

Para atingirmos estes objetivos aplicamos a versatilidade e capacidade organizacional que a solução disponibiliza.

Duas características do sistema foram peças chaves desta estrutura: a flexibilidade de criação de layouts de formulários de avaliação de desempenho distintos, e a possibilidade de realizar ciclos anuais em épocas diferentes para cada unidade de negócios.

Resultado

Estas funcionalidades proporcionaram perfeita adequaçãoo da plataforma às necessidades do GRUPO POSITIVO, sem qualquer impacto para os usuários.

Cada empresa foi atendida conforme suas peculiaridades de processos. Hoje POSINFO (Fábrica de Computadores), POSIGRAF (Gráfica e Editora), UP (Universidade e Colégio) e CENTRAL (Holding do Grupo) utilizam a ferramenta de forma unificada e muito amigável.

AMBEV / AB-INBEV

CENÁRIO

Este case conta um pouco de nossa história e começa em 2000. Como avaliar pessoas, sob os mesmos critérios, espalhadas pelo país inteiro, de forma transparente e confidencial? E, principalmente, sem ficar circulando dezenas de arquivos eletrônicos, papel aos montes, muito trabalho braçal! Essa era a necessidade da AmBev naquele momento.

SOLUÇÃO

Quando propusemos o EFFICIENT com interface web, não preví­amos que um pequeno laboratório se tornaria, em algum tempo, um dos processos mais importantes de uma das empresas mais conhecidas pela gestão de seus talentos.

Resultado

Ao longo de 16 anos de parceria, o EFFICIENT passou a ser a ferramenta utilizada em todo o mundo para gerenciar o plano de carreira e o desenvolvimento organizacional da Cia.

Através do EFFICIENT, conhecido como OPR Tool (Organization and People Review), foi planejada, por exemplo, a carreira dos trainees que chegaram a Diretores e CEOs no mundo.

Ambiente Favorável e Produtivo!

CENÁRIO

Quando um dos maiores grupos de negócios do estado do Paraná associou-se a uma grande empresa americana do segmento de seguros, muitas mudanças aconteceram, sendo as mais relevantes: a contratação de novos talentos somada ao aproveitamento de uma equipe com muitos anos de casa, e a necessidade de gerar sinergia entre políticas que já faziam parte da cultura da empresa e novas polí­ticas trazidas pelo parceiro.

Este momento de profundas mudanças e adaptações fragilizou o clima organizacional, trazendo desconforto, desmotivação, medos e dúvidas.

SOLUÇÃO

Para diagnosticar as origens e gerar capacidade de criar um plano de ação (PDCA) a EFFC entrou em campo com nossa ferramenta de Pesquisa de Clima.

Nossa consultoria, além de gerenciar a estruturação das pesquisas, também ficou responsável pela criação e operacionalização da campanha de divulgação da ação, visando garantir a conscientização da importância e a visibilidade de resultado, gerando assim alto í­ndice de adesão.

Resultado

Através de um trabalho competente no levantamento das questões chave, a estruturação de formulários inteligentes e intuitivos, a garantia da confidencialidade dos dados coletados e de uma consistente campanha de comunicação, alcançamos í­ndices de adesão superiores a 85%.

Em duas edições da Pesquisa de Clima, as causas dos problemas foram diagnosticadas e diversas ações corretivas implantadas, reajustando o clima organizacional e garantido o engajamento, a satisfação e o sentimento de segurança dos colaboradores.

Foco no desenvolvimento humano!

CENÁRIO

Focar no desenvolvimento de pessoas e nos planos de carreira, sem necessariamente esperar por promoções. Este o paradigma de uma pequena/grande fundação. Pequena em tamanho, mas grande em visão, sempre se preocupou com a satisfação profissional, a qualidade de vida, o engajamento, vontade e orgulho de seus talentos, fatores fundamentais para sua performance, comuns ao seu segmento. Mas não contava com as ferramentas ideais para administrar estes fatores.

SOLUÇÃO

Encontrar a EFFICIENT foi encontrar a solução que eles buscavam. Adequamos e implantamos a plataforma que passou a gerenciar e proporcionar à administração a visibilidade dos processos e ajustes, em todos os níveis.

Resultado

Hoje a FMCSV utiliza a EFFICIENT como interface entre os lí­deres e suas equipes: avaliação por competências assertiva, relatóros e feedbacks bem cuidados aumentaram substancialmente o desejo de se aprimorar e a vontade de fazer parte!

Aderência e Rápida Implantação!

CENÁRIO

Quando a VLI separou sua gestão do grupo VALE, o RH VLI tentou com afinco implantar em sua cultura um sistema de avaliação de desempenho herdado da VALE, após muito esforço e um longo período com o processo de gestão por competências interrompido, devido à busca da adequação, a EFFICIENT chegou a eles.

Devido a esta lacuna deixada pela falta de aderência entre sistema e cultura, a VLI tinha urgência na realização desses processos.

SOLUÇÃO

Implantamos em 30 dias a EFFICIENT. E o melhor: de forma tranquila e assertiva.

Resultado

A VLI atendeu suas metas e passou a ter processos e sistema totalmente aderentes a sua cultura.

Agora para a realização do ciclo de avaliação, os colaboradores da VLI dispõem de uma ferramenta moderna, flexí­vel e muito amigável!