Blog

Aqui você pode ler um pouco mais sobre a EFFICIENT, nossas ideias e clientes

Agosto, 17 2018

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O RH

Tenho certeza que, assim como eu, já faz algum tempo que você lê, ouve e discute esta questão entre os "temas atuais de gestão de pessoas": a transformação digital.

Hoje sentei para pensar um pouco mais e escrever a respeito: até onde e de que forma a transformação digital impactou e ainda impactará a gestão de pessoas nas empresas.


Importante destacar que minha trajetória profissional e empresarial se deu nos processos ligados ao desenvolvimento de profissionais. Não tenho muitas histórias e cases relacionados a recrutamento e seleção para contar.


Há quase um ano participei de um curso de extensão na FGV denominado People Analytics. Um dos professores, Prof. Abraham Laredo Sicsú - Presidente Acadêmico da EAESP/FGV, sem muita dificuldade, mostrou aos participantes - analistas, especialistas, coordenadores e gerentes de RH de médias e grandes empresas - o quanto não estamos preparados para lidar com dados. Em um dos exercícios propostos mal era possível definir quais campos de um banco de dados seriam necessários para formar um conjunto de informações que pudesse basear decisões acerca dos colaboradores. 


E o mais intrigante: mesmo as grandes empresas, seja em faturamento, seja em número de funcionários, não têm uma base sólida e unificada com as informações de sua "massa de trabalho". Temos na comunidade EFFICIENT, solução digital especializada em avaliação de desempenho, empresas que sequer têm a folha de pagamento unificada. E não são poucas as empresas que nos pedem alguma solução para "tentar" minimizar o problema que o tal e-social trouxe. 


O RH foi mudando de nome e de escopo ao longo do tempo (Recursos Humanos, Gestão de Gente, Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos e Gestão do Capital Humano). Assim está acontecendo também os recursos e ferramentas que utilizamos em nosso dia-a-dia.


Hoje usamos termos como "na nuvem", "épi", "mobile", "webservice", como se fizessem parte do dicionários de conceitos que todo RH precisa dominar.


Em minha opinião, o que de fato está contido no termo "Transformação Digital" envolvendo do RH: 


  • em pouco tempo não será mais tolerada a utilização de recursos alternativos (planilhas, arquivos, e-mails) com informações acerca dos colaboradores;
  • não será mais aceito ter as mesmas informações replicadas em lugares/sistemas diferentes;
  • as informações precisarão ser acessíveis de qualquer lugar, em qualquer forma de comunicação: computador, celular, do escritório, de casa, do hotel, no aeroporto;
  • as melhores práticas serão difundidas e compartilhadas, sem que isso represente "espionagem industrial";
  • a assinatura digital passará a ser a quem tem valor, em qualquer transação;
  • as pessoas precisam desenvolver competências como CAPACIDADE DE ANÁLISE, HABILIDADE NA IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, CRIATIVIDADE.


Isto me leva a concluir que a tal transformação digital é muito mais do que utilizar vários aplicativos e sistemas bonitinhos, cheios de carinhas, ícones, estrelinhas, uma porção de gráficos coloridos. É muito mais do que aprender a operar computadores e sistemas.


É uma forma de pensar! Uma forma de agir! Uma forma de se colocar, na vida pessoal e na carreira, no presente e no futuro!


Mari Mei